domingo, 9 de outubro de 2011

Uma das almas do YAMIX:

Tenho recebido tanto apoio pra realização do Yamix. que já começo a agradecer antes de ele ter acontecido. Que fique claro: o YAMIX é institucionalmente pertencente a UERR e nosso em muitos sentidos, e uma de suas almas é que ele é construído por muitas mãos e corações sonhadores.

Grafitagem em andamento, Max Delly
Como memória: ele surgiu nos corredores da UERR em BV, com o Airton Vieira me cobrando algo que pudesse movimentar o meio Universitário. Foram várias reuniões entre representantes da UERR, UFRR, Catedral, Atual e CEFET. Na época, queríamos que em sua primeira edição já lançássemos um curso na área de Arte. Tudo foi feito, mas acabou não rolando o primeiro objetivo dele: a criação desse curso. Mas a pedra fundamental do Yamix foi lançada ali, no Palácio da Cultura. Agora, a nova gestão da UERR está retomando a ideia desse curso de Arte e a minuta de projeto (daquele primeiro Yamix), já foi passada aos responsáveis. 
Show de Le Na

Já no primeiro Yamix, muitas foram as mãos, principalmente de Alunos, que sempre acreditaram na proposta. No segundo Yamix, foram mais de 100 acadêmicos trabalhando em Pacaraima, sem contar funcionários da UERR, da Prefeitura. Houve apoio crucial dos hoteis de Pacaraima, a associação comercial de Pacaraima e muitos outros. Sem contar os acadêmicos de todo estado de Roraima que estavam ali construindo o projeto, foram mais de 500. 

Orquestra de Câmara, da VE, tocando Piazzola. Inesquecível
Me recordo com muita alegria a chegada das caravanas do Bonfim, Nova Colina entre outras. Putz, foi muito bom. 

No terceiro Yamix, a mesma coisa: Apoio total dos acadêmicos e da comunidade de Pacaraima, além de muitos funcionários da UERR, da Prefeitura de Pacaraima, do BASA, da Associação comercial de Pacaraima etc. Nesse momento ele foi financiado em grande parte pela UERR. 

Até três dias atrás, havia dúvida se o nosso Yamix iria acontecer, por questões financeiras. Mas os apoios começaram a surgir: 
Cia do Lavrado, parceira de sempre

Já temos o palco completo com boa qualidade; alimentação pra artistas e mais 250 acadêmicos; alguns artistas confirmaram presença sem nem saber se ainda teriam cachê (loucos como eu kkk) Workmachine e Serginho Barros; o Eliakin e Serginho Barros já se prontificaram em ajudar a correr atrás de Cachês; Danzas Carupano, da Venezuela, já confirmaram; uma orquestra venezuelana também; entre vários outros colaboradores, como os venezuelanos do Curso de Português para Estrangeiros da UERR, Pacaraima. 

Ideias estão pipocando, como o apoio da Casa de Macunaima, do amigo Joaci, com a vinda de artistas do Pauji; exposição de fotos e orquídeas, por exemplo. Mas, principalmente, novamente os acadêmicos e os artistas estão apoiando como nunca e eles farão o Yamix: seja trabalhando ou se divertindo como se deve na Serra de Pacaraima.
Cia Criviana de dança, que não deixa a peteca cair

 Que nossas mãos façam mais um YAMIX, e que contribuamos pra construção de sorrisos, de alegria. Isso, sim, vale a pena, nesse mundo louco em que vivemos. 

Devair Fiorotti

2 comentários:

  1. oh Devair, o site tamassa, mas tem q mudar a referencia para Centro Cultural Terra de Makunaima e tb associar o III Front com a esposicao: El Pauji es asi.
    Beleza, abracos de BSB

    ResponderExcluir
  2. eita Deva, tá faltando uma revisãozinha nesses "textículos" ne?

    ResponderExcluir